top of page

1.0.1 GO 032161

REGADIO DE PRECISÃO

Um dos maiores desafios que se coloca à atividade agrícola é o aumento da eficiência, quer seja pela redução dos custos quer pelo aumento da produtividade. Para que tal seja possível é necessário apresentar soluções eficientes e competitivas.

As alterações climáticas são uma das ameaças, com consequências diretas na disponibilidade de água para regadio. Como tal, é necessária a criação e/ou melhoramento das infraestruturas de armazenamento e distribuição de água, que em alguns casos conduzem a um aumento do custo da mesma.

​

Por outro lado, a variabilidade espacial das parcelas pode ser um fator determinante na gestão das culturas, no caso concreto do regadio por pivot, a rega está ainda mais condicionada à totalidade da área de ocupação deste equipamento, sendo geralmente assumido um compromisso de eficiência média na parcela, que nem sempre conduz aos melhores resultados.

​

A implementação de um sistema integrado de agricultura de precisão permite a recolha de dados de precisão, necessários ao conhecimento de cada parcela individualmente, e a aplicação de água e fatores de produção de forma diferenciada (correções de solos, fertilização, etc).

​

Será, por isso, desenvolvido um sistema que integra tecnologia inovadora de monitorização (sondas humidade do solo, estações meteorológicas, mapas de condutividade eléctrica do solo e vigor vegetativo -NDVI, entre outros), com a capacidade de atuação de forma diferenciada no pivot (VRT, VRI em pivot, etc.). Este novo sistema incluirá integração, análise e interpretação de dados, assim como aconselhamento técnico especializado e de proximidade para optimizar os resultados. 

 

Prevê-se por isso como resultado, um aumento significativo na eficiência da produção, quer pelo aumento do uso eficiente da água e outros factores de produção, quer pelo aumento das produções.

​

​

ATIVIDADES

O plano de ação proposto para 48 meses será estruturado em 8 atividades

​

ATV 1: Aquisição de informação de Agricultura de Precisão -AP

​

ATV 2: Integração de Informação de AP e análise agronómica

​

ATV 3: Desenvolvimento tecnológico

​

ATV 4: Implementação do produto protótipo, nas várias culturas e marcas de pivot em estudo

​

ATV 5: Monitorização da Eficiência

​

ATV 6: Validação do produto protótipo

​

Atv 7: Divulgação do Projeto e Disseminação de Boas práticas

​

ATV 8: Gestão do Projeto

​

ÁREAS DE ESTUDO

O projecto realiza-se em 8 pivots distribuídos pelas herdades dos parceiros, quatro no Alentejo, em Portel e Montoito e quatro no Ribatejo - Couço e Samora Correia. 

bottom of page